Polícia Militar e Prefeitura Municipal  iniciam atividades do “Maio Amarelo” em Mantena 

Site Mantena Online – o Nº 1 em toda região

Neste ano de 2019 com o mote: “No Trânsito, o sentido é a VIDA.”, a Polícia Militar, com apoio da Prefeitura Municipal de Mantena, iniciaram  as ações do “Maio Amarelo”.

Foto: Divulgação PM/Mantena

Continua depois da publicidade

O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o que objetiva as pessoas a internalizar de que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O Movimento nasceu também com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, e das que sobreviveram, aproximadamente 50 milhões, ficaram com graves sequelas.

 

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de 518 bilhões dólares por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos gravíssimos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
Cada um de nós somos responsáveis por um trânsito mais seguro, seja pedestre, motorista ou ciclista, afinal, no trânsito, o maior sentido é a VIDA.

Cita-se que o Pelotão da Companhia da Polícia Militar Rodoviária em Mantena está apoiando os Militares da 18ª Cia PM e a Prefeitura Municipal nas ações.

Fonte/fotos: Seção de Comunicação Organizacional da 18ª Cia PM Independente.