Exclusivo: Fieis católicos preparam as ruas com tapetes para realização da procissão e missa de Corpus Christi em Mantena, veja as fotos

O Site número 1 em Mantena e região

Everaldo Cândido que faz parte do MFC- Movimento Familiar Cristã  relatou  que  os  tapetes estão   sendo confeccionados pelo setor de juventude são as comunidades, , grupos e movimentos da Paróquia  Santo Antônio. As celebrações desta quinta feira, (20),  começam à  partir das 18 horas  em Mantena. 

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII Foto: Rogério Augusto

Em Mantena os fieis católicos  seguirão a   procissão de Corpus Christi  nesta quinta feira, (20),  que vai ter início às 18 horas com saída da Paróquia de Santo Antônio com destino a comunidade Nossa Senhora Aparecida  no Bairro Santo Antônio.  Logo após a procissão será celebrada a Santa Missa de Corpus Christi  na comunidade  Nossa Senhora Aparecida.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.