Canil Municipal: Enquanto Prefeito João Rufino não cumpre promessas cachorrada anda solta pelas ruas de Mantena

Uma  vergonha: Uma das muitas promessas de campanha do Prefeito João Rufino, registrada no Cartório Eleitoral da Comarca, foi  a criação do Canil Municipal para acolhimento dos animais que vagueiam pela cidade com tratamento adequado. A foto  realizada na manhã desta sexta feira, (13), mostra a atual situação de Mantena. 

Sem uma politica publica para cuidar dos animais as ruas da cidade foram invadidas pelos cachorros -Foto: Redes Sociais

 Continua depois da publicidade 

A população  começa a cobrar do Prefeito João Rufino as promessas de campanha e uma delas  era retirar a cachorrada e os animais das ruas da cidade, porém   hoje a situação esta vergonhosa e em cada canto da cidade vemos a grande quantidade de cachorros soltos pelas ruas, muitos deles  aparentando doentes, espalhando o lixo e vivendo principalmente nos jardins e praças, os  comerciantes que vendem churrasquinho e outras iguarias  e os clientes tem de conviver  diariamente com esta situação e pelo visto a administração municipal não tem se preocupado ou parece que já esqueceu das promessas de palanque.

A coisa tá feia mesmo, para se ter uma ideia da quantidade de cachorros soltos pelas ruas este foi flagrado dentro do gramado de jogo no campeonato regional do Estádio Municipal Foto: Rogério Augusto

Quem quiser sentir um pouco do problema é só  fazer uma caminhada pelas ruas da cidade  ou ir passear na pista ou exercitar  na Praça de Vila Nova, ali existem dias que de dez a quinze cachorros andam em comboio, quando a noite se aproxima muitos deles  procuram abrigo nas quadras de areia que existem naquele espaço podendo  deixar ali doenças contagiosas nas pessoas que usam o espaço para exercícios físicos.

Um advogado  aposentado que faz suas caminhadas diárias  criticou a falta  de administração  requerendo um posicionamento do Prefeito João Rufino

“A situação  é vergonhosa, eu não sei se teve promessa de fazer um canil municipal e cuidar dos cachorros que estão soltos pelas ruas, porém, mesmo que não tenha  feito esta promessa  é uma questão de saúde sanitária, uma questão  que precisa ser resolvida, tem pessoas que ficam até com medo de caminhar  com a presença de tantos cachorros soltos neste espaço, também a sujeira que os animais deixam  fazendo ali suas necessidades, pelo que me parece não tem ninguém responsável para tomar conta aqui da Praça”, disse o advogado.

Os cachorros podem transmitir diversas doenças para as pessoas, já que se encontram em contato direto e frequente com bactérias, vírus e parasitas que podem ser encontrados no chão e no ambiente. 

É importante que os cachorros sejam levados ao veterinário periodicamente e sejam desparasitados também de forma regular para evitar a infecção e transmissão para as pessoas.

As principais doenças causadas por cachorros são:

1. Micose

A micose é uma doença causada por fungos e que pode ser transmitida pelo contato direto com o pelo do animal infectado, causando mancha avermelhada na pele e intensa coceira, por exemplo.

2. Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina ou fezes de animais, como cães, gatos e cachorros, por exemplo. A leptospirose é uma doença grave e pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como por exemplo dor de cabeça, dor nas pernas, dor no corpo e comprometimento do fígado, por exemplo.

3. Doença de Lyme

A doença de Lyme é causada pela mordida do carrapato que pode estar presente em animais domésticos, principalmente em cachorros, resultando em coceira intensa no local da mordida e aparecimento de mancha avermelhada ou esbranquiçada no local.

4. Larva migrans

A larva migrans corresponde à presença de larvas no organismo que penetram na pele e causam sintomas diversos de acordo com a sua localização. Essas larvas podem ser encontradas na praia, parques e jardins, por exemplo, que são ambientes em que podem ser encontradas fezes dos cachorros.

5. Raiva

A raiva humana é uma doença transmitida por vírus que podem estar presentes na saliva dos cachorros, sendo transmitida para as pessoas por meio das mordidas. Apesar de ser mais frequente a transmissão pelos cachorros, a doença também pode ser transmitida por gatos, morcegos e guaxinins, por exemplo.

6. Infecção por Capnocytophaga canimorsus

Capnocytophaga canimorsus é uma bactéria que pode ser encontrada na boca de alguns cachorros e ser transmitida para as pessoas através da saliva do cachorro, seja por meio de lambidas ou mordidas, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Veja mais 

Os tempos mudaram e cachorros,  cavalos e éguas  andam soltos pelas ruas de Mantena

Lei Adi Leal

E não é somente os cachorros que invadiram as ruas da cidade,  por não fazer cumprir a Lei Adi Leal, um servidor público forense que faleceu depois de sua motocicleta se chocar com um animal que estava na pista quando chegava do seu trabalho,  criada no Governo do ex-prefeito Dr. Wanderson Coelho,  os cavalos e éguas continuam soltos  e mesmo com diversas denuncias e pedidos, principalmente dos comerciantes, a administração municipal não consegue  retirar estes animais das ruas, ultimamente  sempre são  visto em frente a Câmara Municipal  pastando  sem que nenhuma autoridade tome as providências.

Na  rodovia  Francisco Sebastião Dias, BR-381 que liga   Mantena   a   Barra de São Francisco,  os animais continuam soltos   causando preocupações para quem trafega no local, volta e meia  vídeos e fotos estão sendo veiculados pelos internautas nas Redes Sociais  e  mesmo com “o clamor do povo” praticamente nada de efetivo vem sendo feito, a população fica na torcida para que não aconteça nenhum acidente grave e para que o Prefeito João Rufino coloque  a Lei imediatamente para funcionar,   sabe-se  que a situação coloca em risco as vidas humanas.   

Veja mais

Triste novela: Sem ação e inerte  governo João Rufino vê população “debochar” sobre animais soltos em Mantena