Chuvas continuam forte na noite deste domingo (22/12), em 17 dias passa dos 440 milímetros, quase 450 litros por m2 em Mantena

Na parte da tarde deste domingo, (22/12), os leitos dos rios que cortam o Município estavam normais, mas, com o volume de água que vem caindo  com as chuvas da noite,  a tendência é que os leitos aumentem o volume d’água, maiores informações  o Jornalismo Mantena Online  continua trazendo para os internautas e leitores…

Grande volume d'água estão deixando o leito dos rios cheios, se continuar assim podem transbordar novamente

O grande volume d’água das chuvas  estão deixando o leito dos rios cheios, se continuar assim podem transbordar novamente

Embora os rios que cortam a cidade já tenha abaixado, as chuvas continuam intensas em Mantena. Durante o dia neste domingo a chuva não parou, as vezes vinha com menos intensidade, mas, quando anoiteceu a chuva voltou forte, preocupando os mantenenses mais uma vez.  Mantena já foi vitima de duas enchentes neste mês, a primeira , um pouco mais fraca veio como o aviso, logo após, uma outra veio detonando, se tornando a enchente mais forte que aconteceu no Município em todos os tempos.

O volume de chuva em Mantena pode ser histórico, jamais um registro com tanto volume foi feito, segundo informações preliminares. A enchente que devastou parte da cidade esta semana ( dia 18), foi justamente a consequência de muita chuva, terrenos encharcados, nível dos córregos já alterados e outros fatores como peixeiros rompidos e a própria drenagem com deficiências. De acordo com registros feitos pela Estação Meteorológica instalada na ETA/SAAE em Mantena, o acumulado do mês de dezembro, contando do início das chuvas dia 6 até as 15 horas deste domingo dia 22 de Dezembro  (17 dias), é de 440 milímetros.

Nestes 17 dias choveu sobre a cidade pelo menos alguns milímetros, sendo que o maior registrado foi dia 18 (dia da enchente histórica), onde choveu no acumulado das 24 horas cerca de 98,6 milímetros, sendo que na hora que antecedeu ao transbordamento do córrego São Francisco, foram 30 milímetros em 60 minutos.

Desde a segunda-feira dia 16, foram registrados mais de 240 milímetros, isto é, quase 250 litros por metro quadrado em apenas 6 dias. O volume é absurdo, e os estragos registrados mostram bem que as cidades não estão preparadas para tanta água de uma só vez. A previsão de chuvas ainda continua, lembrando que estamos apenas entrando no mês das chuvas, o verão.

Detalhes: Portal Mantena

2013 - Mantena Online - Todos Direitos Reservados.